quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ABERTURA DO PROJETO RODA DE CONVERSA DO PIBID – HISTÓRIA/UESPI discute as “Memórias do Patronato” Nossa senhora de Lourdes


O projeto Roda de Conversa elaborado pelos bolsistas do PIBID/HISTÓRIA da UESPI sob a supervisão da professora Socorro Aragão tem como objetivo refletir sobre temáticas históricas e sociais relevantes e significativas para a vida dos estudantes da escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes. O formato RODA DE CONVERSA possibilita também uma participação ativa entre os convidados e os estudantes, pois o formato se constitui numa dinâmica de bate-papo com perguntas e respostas. Foi o que aconteceu no dia 26 de setembro de 2012 com a RODA DE CONVERSA MEMÓRIAS DO PATRONATO.  Foram convidados cinco ex-alunos da instituição, atualmente profissionais e cidadãos bem sucedidos. Na roda de conversa entre os ex-alunos da escola e os atuais foi possível perceber a vida estudantil de cada convidado, seu relacionamento com colegas e professores de sua época e como estes vivem hoje fora da escola como profissionais. No final, os alunos da escola Patronato entregaram um certificado homenageando os convidados. Além da troca de experiência geracional, a atividade permitiu aos alunos perceberem a importância da história oral como meio, fonte de informação sobre o passado, bem como a relevância do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, próximo de completar 60 anos, como patrimônio vivo e ativo na vida dos campo maiorenses.  

foto 1: os dois alunos que foram os mediadores da roda de conversa.


Foto 2: os convidados para a roda de conversa.
Foto 3:professora aposentada  Maria José do Nascimento relatando como foi estudar no patronato.   




Pibidianos da Escola Patronato N.S de Lourdes

 Encontro da supervisora e os bolsistas do PIBID para realização da atividade "MEMÓRIAS DO PATRONATO" .

Supervisora Socorro Aragão e os Bolsistas do PIBID

terça-feira, 30 de outubro de 2012

PATRONATO NOSSA SENHORA DE LOURDES E PIBID/HISTÓRIA – UESPI, REALIZAM CIRCUITO DE PALESTRAS INDEPENDÊNCIA E CIDADANIA


Em comemoração a semana da pátria livre, entre os dias 03 a 06 de setembro de 2012, foi realizado no auditório da Escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes um circuito de palestras intitulado  INDEPENDÊNCIA E CIDADANIA.  Sob a orientação da professora Socorro Aragão, os bolsistas de HISTÓRIA/PIBID planejaram, produziram material didático e proferiram  palestras aos alunos do 9º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Na oportunidade, os bolsistas realizaram uma exposição mediada por imagens, músicas e vídeos a respeito das vantagens e limites do processo de independência bem como suas implicações para a cidadania atualmente. A luta política pela soberania nacional foi também pretexto para discutir a necessidade de cada brasileiro (a) forjar através do exemplo cotidiano a autonomia do cidadão como sujeito de direitos e deveres. Para os bolsistas, no levantamento prévio realizado junto aos estudantes, cidadania estava restrito principalmente ao ato de votar, com as palestras os alunos saíram informados a respeito do significado amplo de cidadania como possibilidade de influenciar direta e indiretamente os destinos da cidade através do fortalecimento da participação política na vida social e institucional da escola, do bairro, do local de trabalho, nas relações de respeito entre as pessoas, sejam elas negras, brancas, deficientes, homens, mulheres, crianças, jovens, adultos ou idosos.  



vídeo extraído do you tube.

Foto 1: Divulgação do Evento
Foto 2: Pibidianos no Primeiro dia de Palestra.
Foto 3: ultimo dia da Palestra.







UNIDADE ESCOLAR PAULO FERRAZ FOI CENÁRIO DA SEMANA “CRACK: TIRE ESTA PEDRA DO SEU CAMINHO”





Com a finalidade de preparar os adolescentes e jovens para suas futuras escolhas, romper com a visão simplista da mera proibição, aliando a questão do uso do crack à educação (baseada em conhecimento eficaz) foi realizada na Escola Paulo Ferraz em Campo Maior, entre os dias 15 a 29 de setembro de 2012, a semana CRACK: TIRE ESTA PEDRA DO SEU CAMINHO.  Iniciativa dos pibidianos orientados pela professora Djaci, o projeto envolveu e exigiu dos alunos de 5º ano ao 8º ano pesquisas a respeito do CRACK, produção e exposição de cartazes sobre a história da droga, seus efeitos para saúde e na sociedade. Além dos cartazes, os pibidIanos orientaram os alunos a produzir textos e a representar  mensagens através de desenhos sobre perigo do uso do CRACK.  Durante a semana também ocorreram palestras com estudantes da UESPI que protagonizam na cidade uma campanha A BATALHA AGORA É CONTRA O CRACK  e a exibição de documentários. Como atividade de culminância foi realizada uma Viagem-passeio a Fazenda Esperança, lugar de tratamento de dependentes químicos. Na oportunidade os alunos ouviram depoimentos de usuários e ex-usuários a respeito da convivência com as drogas.
    
FOTO 1: Pibidiano explicando para os alunos o que é o Crack



FOTO 2: Depois da palestra apresentada por pibidiano, alunos fazem sinal contra o Crack


CONFECÇÃO DE CARTAZES

        

FOTO 3: Grupo de alunos produzindo cartazes referente ao tema do Crack
FOTO 4: Alunos espalhando cartazes pela Unidade Escolar Paulo Ferraz

           

Alunos do Patronato confeccionam Jornal Mural JOGOS OLIMPICOS NA ANTIGA GRÉCIA E ATUAL OLIMPIADAS DE LONDRES

         Com o objetivo de retratar e comparar os jogos olímpicos da Antiguidade e da contemporaneidade os estudantes do 1º ano B da Escola Patronato em Campo Maior orientados pela professora Socorro Aragão e auxiliados pelos pibidianos de História da UESPI confeccionaram um jornal mural intitulado Jogos Olímpicos na Antiga Grécia e atual Olimpíadas de Londres. Sua exposição ocorreu no dia 05 de outubro em um dos murais da escola atraindo muita atenção dos estudantes. A atividade exigiu dos alunos pesquisa, seleção e criatividade na organização das informações mediante uma linguagem atraente com curiosidades e imagens. Para os pibidianos, a atividade foi bem sucedida, pois observaram o interesse e a diversão dos alunos em buscar as informações, ler e trabalhar em equipe.

foto:1 alunos do 1° ano B, produzindo o jornal mural.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Nossa proposta é: ampliar a visão da docência através da luta diária a favor da educação


O subprojeto “Ensino de História: vivenciando e ampliando a visão da docência ”, vinculado ao Projeto Institucional PIBID/2012/UESPI, propõe-se a aplicar uma ampla intervenção pedagógica de caráter interdisciplinar através do Ensino de História, particularmente em escolas de ensino básico no âmbito do município de Campo Maior. Na perspectiva de empoderar a formação do licenciado em História através do exercício de elaboração, aplicação e avaliação de práticas pedagógicas inovadoras e bem sucedidas.