Com o objetivo de compreender o
conteúdo da Revolução Francesa foi realizada nos dias 15 a 18 de outubro a
atividade “Vivendo a Revolução Francesa” nas turmas de 2º ano do ensino médio
na escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Desenvolvida de forma dinâmica e
participativa, a atividade solicitada pela professora Socorro Aragão e
auxiliada pelos bolsistas de História do PIBID – Campo Maior se constituiu de
uma dramatização da Assembleia dos Estados Gerais e uma simulação de um debate
entre os revolucionários Girondinos e Jacobinos. Além de estimular e desenvolver a arte da
dramatização e da argumentação através da elaboração de um roteiro de
apresentação, os alunos se produziram a caráter e encenaram dois momentos
importantes da revolução francesa
aproximando-se da época e
contexto estudado. A atividade foi
desenvolvida da seguinte forma: 1º os pibidianos fizeram uma breve exposição
provocadora do contexto da “Revolução Francesa”. 2º dividiram e orientaram as
equipes quanto aos papéis a serem assumidos e o conteúdo a ser explorado para
produção do roteiro de apresentação; 3º definiram uma data para encenação; 4º
Após a encenação foi realizada pela professora titular uma exposição
sintetizando os conteúdos representados na dramatização e no debate; 5º Por
fim, foi proposto pela professora e realizado pelos alunos um relato sobre a
experiência. Para Emirislene Paz de Sousa, aluna do 2º ano turma B, a atividade
foi uma forma divertida de aprender o conteúdo da revolução francesa,
especialmente, as classes e seus interesses em conflito.
![]() |
Foto 1: Dramatização da assembleia dos estados
gerais.
|
![]() |
Foto 2: Debate entre
Girondinos e Jacobinos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário