segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vivendo a Revolução Francesa através da dramatização e debate na Escola Patronato N. S de Lourdes


Com o objetivo de compreender o conteúdo da Revolução Francesa foi realizada nos dias 15 a 18 de outubro a atividade “Vivendo a Revolução Francesa” nas turmas de 2º ano do ensino médio na escola Patronato Nossa Senhora de Lourdes. Desenvolvida de forma dinâmica e participativa, a atividade solicitada pela professora Socorro Aragão e auxiliada pelos bolsistas de História do PIBID – Campo Maior se constituiu de uma dramatização da Assembleia dos Estados Gerais e uma simulação de um debate entre os revolucionários Girondinos e Jacobinos.  Além de estimular e desenvolver a arte da dramatização e da argumentação através da elaboração de um roteiro de apresentação, os alunos se produziram a caráter e encenaram dois momentos importantes da revolução francesa  aproximando-se da  época e contexto estudado.  A atividade foi desenvolvida da seguinte forma: 1º os pibidianos fizeram uma breve exposição provocadora do contexto da “Revolução Francesa”. 2º dividiram e orientaram as equipes quanto aos papéis a serem assumidos e o conteúdo a ser explorado para produção do roteiro de apresentação; 3º definiram uma data para encenação; 4º Após a encenação foi realizada pela professora titular uma exposição sintetizando os conteúdos representados na dramatização e no debate; 5º Por fim, foi proposto pela professora e realizado pelos alunos um relato sobre a experiência. Para Emirislene Paz de Sousa, aluna do 2º ano turma B, a atividade foi uma forma divertida de aprender o conteúdo da revolução francesa, especialmente, as classes e seus interesses em conflito. 


 Foto 1: Dramatização da assembleia dos estados gerais.

Foto 2: Debate entre Girondinos e Jacobinos.

Nenhum comentário: